sábado, 6 de novembro de 2010

ACONTECEU...
Aconteceu na quarta feira (27/10/2010) no Salão do Harém da Khan El Khalili, o coquetel de lançamento e noite de autógrafos do livro "Direção e Preparação Artística". (Jorge  e Debora Sabongi).

"SAMIRA SAMIA"

"Mensagem e texto de Jorge Sabongi"

Tivemos na quarte feira (27) no Salão do harem, o "coquetel de lançamento e noite de autógrafos do livro - Direção e Preparação Artística.
Foi uma noite memorável em vários sentidos: 1) encontrar e rever tantos amigos presentes; 2) shows maravilhosos proporcionados por "Kahina e Tárik"; 3) a presença e o brilhantismo do músico Samer e do derbakista Omar ( que aliás diga-se de passagem, que show!); 4) a presença da grande maioria das bailarinas da KK; 5) o discurso saboroso da Jade; 6) a descontração de todos ao final, numa grande festa de roda de tantas constelações.
Assinamos e dedicamos tantos livros que nossas mãos (Debora e eu), já nem obedeciam mais. Pensávamos, começávamos a escrever, e na metade do caminho, a mão parava e estancava. Tínhamos que nos concentrar para voltar ao normal, porque os reflexos já não eram os mesmos do início. Foram centenas de livros .
Vários momentos históricos para serem rememorados sempre. Amigos que queriam dedicatórias  diferenciadas, primas lembrando épocas de infãncia, fotos com todo mundo, abraços fraternos de felicitações calorosas.
Não poderia deixar de citar um momento mágico e extremamente emocionante que foi receber, depois de tantos anos, a visita  da "primeira bailarina que dançou na "khan El Khalili" , em julho de 1983, Samira Samia.
Pedimos que ela dançasse um pouco para todos nós e naquele instante, tanta coisa passou pela minha cabeça. Lembrei-me da primeira noite de show há quase 30 anos, feita especificamente para um público brasileiro na Casa de Chá.
Samira dançava com uma roupa de 'Jeannie é um gênio" e encantava o público com toda sua delicadeza que permanece até hoje. Uma nostalgia e tanto. Foi alí que surgiu a inspiração para desenvolver e popularizar a dança do ventre na Khan El khalili nos anos que seguiram, respeitada e vista como "arte". 
Hoje, tantos anos depois, ainda estamos no início de uma jornada que ´deverá ser carregada pelas próximas gerações.

Primeira apresentação de dança do ventre na KK em 1983 com a bailarina "Samira samia".



Nenhum comentário:

Postar um comentário